segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pinhole - O processo

Para fazermos o pinhole primeiro precisamos entender como funciona sua câmera.

- A Câmera é feita de uma caixa (qualquer material) toda vedada de luz. Pintada de preto por dentro e com uma tampa. Na frente, como obturador, podemos fazer com um pedacinho de lata de refrigerante com um furo da espessura de uma agulha. Quando não efetuando o processo, este furo também é vedado de luz.

Ainda na sala escura, colocamos o papel dentro da caixa, com a parte a ser revelada de frente para o furo. Fechamos a caixa.

Colocamos a caixa em frente ao objeto a ser fotografado e agora tomaremos dois cuidados muito especiais:

- Quando abrir o obturador não tremer a caixa.
- Não deixar que a tampa volte e feche ante do tempo escolhido.

Quanto mais tempo exposto, mais queima o papel.
Depois disso, é cuidar NOVAMENTE para quando fechar o obturador: não tremer. Levar sem nenhuma entrada de luz ao laboratório e revelar normalmente.

Está pronto o pinhole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário