quarta-feira, 26 de junho de 2013

Zone System

O Sistema de Zonas é um método fotográfico desenvolvido pelo fotógrafo Ansel Adams no final dos anos 30, em parceria com Fred Archer. Sua idéia era bastante simples e inovadora: criar uma nomenclatura adequada para a luz. Adams tinha vontade explanar para a fotografia os tons de cinzas como notas musicais, originou sua metodologia estabelecendo relações entre os valores de  objeto e suas respectivas escalas de densidades, registradas pelo negativo. Em resumo, uma tecnologia inovadora. Na natureza percebemos uma variação de brilhos, incapazes de serem registradas pelo filme fotográfico. Este diferencial limitapse nos negativos, a principio, em 10 tons diferentes que variam do preto até o branco da superfície do papel. A diferença de amplitude de  tons pode ser controlada mediante utilização do método do sistema de zonas.


O sistema de zonas nos permite relacionar várias luminâncias de um objeto com os cinza, o branco e o preto que visualizamos, para representar cada luminancia na imagem final. Essa é a base do método de visualização, quer a representação literal, quer seja um distanciamento da realidade. Você pode muito bem estar se perguntando por que sofrer tanto para produzir bons negativos quando temos à disposição papéis fotográficos com vários graus de contraste e outros controles que nos permitem compensar, na cópia, negativos de escalas diferentes. Embora esses controles seja úteis, é mhlor tentar obter o melhor negativo possível para minimizar a dependencia dos controles de contraste na produçã da cópia, pois os papéis de contraste normal procuzem cópias com tons melhores.

Fonte: O Negativo - Ansel Adams
Pesquisa Web - Fernando Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário