Para fazermos o pinhole primeiro precisamos entender como funciona sua câmera.
- A Câmera é feita de uma caixa (qualquer material) toda vedada de luz. Pintada de preto por dentro e com uma tampa. Na frente, como obturador, podemos fazer com um pedacinho de lata de refrigerante com um furo da espessura de uma agulha. Quando não efetuando o processo, este furo também é vedado de luz.
Ainda na sala escura, colocamos o papel dentro da caixa, com a parte a ser revelada de frente para o furo. Fechamos a caixa.
Colocamos a caixa em frente ao objeto a ser fotografado e agora tomaremos dois cuidados muito especiais:
- Quando abrir o obturador não tremer a caixa.
- Não deixar que a tampa volte e feche ante do tempo escolhido.
Quanto mais tempo exposto, mais queima o papel.
Depois disso, é cuidar NOVAMENTE para quando fechar o obturador: não tremer. Levar sem nenhuma entrada de luz ao laboratório e revelar normalmente.
Está pronto o pinhole.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Processo químico
Nunca pensei que a revelação de filmes fosse tão simples, difícil mesmo foi acertar o lado do papel. Logo que entramos no laboratório a sala já está escura para que nossos olhos se acostumem o mais rápido possível.
As atividades feitas em aula pediam que fizéssemos o fotograma, é bem fácil: pegar o papel com o lado mais brilhoso pra cima, colocar em cima do vidro. Ajustar o equipamento para F8 e deixar 5 segundos exposto, mas ainda não estava pronto o trabalho. A luz que incindiu fez com que no papel queimassem apenas as linhas dos objetos, agora é a hora de revelar o conteúdo.
O primeiro banho era no revelador, deixávamos cerca de 1min e 30seg e nunca esquecendo de balançar a bandeja. Logo após passamos para o interruptor por 30seg e depois fixador por mais 5min. Agora é só deixar lavando na água por aproximadamente 10min, depois deixar secar e guardar com overlays.
As atividades feitas em aula pediam que fizéssemos o fotograma, é bem fácil: pegar o papel com o lado mais brilhoso pra cima, colocar em cima do vidro. Ajustar o equipamento para F8 e deixar 5 segundos exposto, mas ainda não estava pronto o trabalho. A luz que incindiu fez com que no papel queimassem apenas as linhas dos objetos, agora é a hora de revelar o conteúdo.
O primeiro banho era no revelador, deixávamos cerca de 1min e 30seg e nunca esquecendo de balançar a bandeja. Logo após passamos para o interruptor por 30seg e depois fixador por mais 5min. Agora é só deixar lavando na água por aproximadamente 10min, depois deixar secar e guardar com overlays.
Assinar:
Postagens (Atom)








